Edital de Seleção nº 002/2025/PGETEX

SELEÇÃO PARA A TURMA 2026.1 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil (PGETEX), da Universidade Federal de Santa de Catarina (UFSC), do campus de Blumenau está com inscrições abertas para o Processo Seletivo para o preenchimento das vagas do Curso de Mestrado, na Área de Concentração de Desenvolvimento de Processos e Produtos Têxteis.

O Mestrado do PGETEX é gratuito e as aulas são presenciais, em dias e horários definidos previamente em reunião do Colegiado Pleno.
(você pode conferir a grade de horários, clicando sobre o ícone de Disciplinas Ofertadas ao lado).

Serão oferecidas 15 (quinze) vagas para ingresso em 2026.1, das quais serão asseguradas, no mínimo 28% (5 vagas), para Ações Afirmativas. Podem concorrer às vagas diplomados em: Engenharia Têxtil, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Sistemas, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação; Cursos da área de ciências exatas; outros Cursos de engenharia; Outros Cursos e Cursos de tecnologia. Caso deseje saber se a sua área de formação é afim, mande seu diploma (frente e verso) e histórico escolar completo para o e-mail pgetex.bnu@contato.ufsc.br que a Secretaria consultará a Comissão de Seleção.

As inscrições devem ser realizadas de 11 de novembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, por meio de formulário online. Caso o candidato não possua algum tipo de cadastro na UFSC, deverá realizar um cadastro prévio, clicando em “Cadastrar-se” na página de inscrição.

Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato deve estar ciente de que o servidor de e-mails da UFSC bloqueia mensagens enviadas para endereços de provedores da Microsoft. Portanto, solicitamos que não utilize e-mails dos domínios hotmail, outlook, live ou msn. Recomendamos informar um endereço de outro provedor, como por exemplo @gmail.com.


DOCUMENTOS DO PROCESSO SELETIVO

Edital nº002/2025/PGETEX – publicado em 11 de novembro de 2025;
Formulário de Inscrição – 11 de novembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026;
Homologação das inscrições – publicação prevista para 23/01/2026
Divulgação da pontuação obtida – publicação prevista para 03/02/2026
Resultado Final – publicação prevista para 18/02/2026

 

Modelos

1. Para pedidos de reconsideração (recursos);
2. Plano de Estudos;
3. Tabelas A, B e C;

4. Modelos de autodeclaração (Política de Ações Afirmativas)

  1. Anexo I – Autodeclaração de candidatos pretos e pardos;
    1ª Obs.: candidatos pretos e pardos devem também encaminhar um vídeo gravado seguindo as  para que a validação ocorra.
    2ª Obs.: o sistema CAPG não aceita arquivos que não sejam em formato .PDF. Por isso, o candidato deve enviar o vídeo para o e-mail pgetex.bnu@contato.ufsc.br OU inserir um arquivo em .PDF no Sistema CAPG com um link de um Drive (OnedriveGoogle Drive ou similares) onde o vídeo estará disponível para exibição/download.
  2. Anexo II – Autodeclaração de candidatos indígenas;
  3. Anexo III – Autodeclaração de candidatos quilombolas;
  4. Anexo IV – Autodeclaração de pessoas com deficiência;
  5. Anexo V – Autodeclaração de pessoas trans;
  6. Anexo VI – Autodeclaração de candidatos refugiados;
  7. Anexo VII – Autodeclaração de candidatos em vulnerabilidade socioeconômica.

 

Confira as documentações complementares e outras informações na página de Formulários da Diretoria de Validações da PROAFE.

 

Como se inscrever?

O(a) candidato(a) deverá se inscrever por meio do  no período de 11 de novembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026. Caso não possua algum tipo de cadastro na UFSC, deverá realizar um cadastro prévio, clicando em “Cadastrar-se” na página de inscrição. Obs.: não clicar em “entrar com o Gov.br”. Os documentos anexados devem estar em formato PDF, com limite de 20 MB por arquivo:

a) Documento de identificação  que contenha o número do Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e foto (frente e verso);

i. Serão aceitos documentos de identificação nos quais seja possível reconhecer o(a) candidato(a) por meio da foto.
ii. Para brasileiros serão aceitos como documento de identificação: CIN (Carteira de Identidade Nacional – nova identidade), RG (Registro Geral – identidade antiga), CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e Carteira de Identidade Profissional.
iii. No caso de candidato(a) estrangeiro(a), serão aceitos como documento de identificação o Registro Nacional Migratório (RNM) ou, caso ainda não tenha sido expedido, o passaporte. Observação: posteriormente, para a matrícula, só será aceito o RNM ou o passaporte acompanhado do visto temporário (visto de visita não pode ser aceito).

b) Certidão de nascimento (apenas se solteiro/a) ou de casamento;

Quando certidão de casamento, se divorciado(a), o documento deve conter a averbação do divórcio.

c) Diploma da Graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão da Graduação;

Caso o diploma de Graduação ainda não tenha sido expedido pela instituição de origem, será aceita declaração de colação de grau e o diploma deverá ser apresentado em até 12 (doze) meses a partir do ingresso no programa.
No caso de o(a) candidato(a) estar em fase de conclusão do Curso de Graduação, deverá apresentar uma declaração emitida pela coordenadoria do Curso informando a data prevista para a conclusão, não sendo posterior a 08 de março de 2026. Não serão aceitos candidatos(as) com diploma de graduação obtido em Cursos Superiores de Tecnologia com carga horária de integralização inferior a 2.200 horas.

d) Histórico Escolar do Curso de Graduação;

No caso de o(a) candidato(a) não ter concluído o Curso de Graduação no momento da inscrição, deverá apresentar o histórico escolar atualizado (constando as notas e cargas horárias das disciplinas) até o último semestre cursado/concluído.

e) Plano de estudos;

O plano de estudos não pode conter identificação do(a) candidato(a) como nome ou qualquer dado pessoal, uma vez que a avaliação deste item será realizada às cegas, apenas com o seu número de inscrição.

f) Currículo Lattes ATUALIZADO;

Candidatos (as) estrangeiros (as) poderão entregar currículo em formato livre.

g) Tabela de Documentação (Tabelas A, B e C) preenchida;
h) Documentação comprobatória das atividades indicadas nas tabelas A, B e C;
i) Autodeclaração em caso de concorrência às vagas de Ações Afirmativas;
j) Vídeo ações afirmativas (envio opcional);

Apenas em caso de concorrência às vagas  reservadas para Pretos ou Pardos, gravado seguindo as orientações da PROAFE.

k) Documentação comprobatória adicional  em caso de concorrência às vagas de Ações Afirmativas.

No formulário de inscrição, as informações poderão ser alteradas a qualquer momento, desde que dentro do período de inscrições. Para isso, o(a) candidato(a) deverá clicar em “Já fiz minha inscrição e desejo gerar o comprovante ou alterar as minhas informações”.


 CRONOGRAMA 

Evento Período
Inscrições De 11/11/2025 a
18/01/2026
Divulgação das inscrições homologadas 23/01/2026
Prazo para recursos a respeito das homologações Até 27/01/2026
Divulgação da pontuação obtida – resultado preliminar Até 03/02/2026
Prazo para recursos a respeito da pontuação obtida Até 05/02/2026
Prazo de validação das autodeclarações incluindo recursos De 23/01/2026 a
18/02/2026
Divulgação do resultado final Até 18/02/2026
Realização da 1ª Etapa da matrícula De 19 a 20/02/2026
Realização da 2ª Etapa da matrícula De 23/02 a 13/03/2026
Início das aulas A partir de 09/03/2026

 

 MATRÍCULAS  

Os(as) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) no processo seletivo deverão efetuar a sua matrícula, conforme orientações disponíveis na página:

Matrículas de aluno ingressante

 Obs.: ao preencher o requerimento de matrícula para  aluno ingressante, saiba que o servidor de e-mails da UFSC é bloqueado em e-mails do provedor da Microsoft. Por isso, pedimos que não indique e-mails hotmailoutlooklive ou msn. O estudante deve optar pelo uso do e-mail institucional @posgrad.ufsc.br (cujas instruções de criação serão informadas após a realização da matrícula) ou indicar e-mail de outro provedor, como por exemplo @gmail.com;


 Mais informações

  • Sobre as bolsas do PGETEX: o  candidato aprovado e classificado no presente processo de seleção não terá garantia de concessão de bolsa de estudos fornecida por Agências de Fomento. As bolsas, quando disponíveis, serão alocadas aos candidatos(as) por meio de Edital de Bolsas.
Quer saber mais sobre as bolsas no PGETEX?
Resolução Normativa
Editais de Bolsas 
Veja também:

Calendário Letivo

Disciplinas 2026.1

ENDEREÇO:
Secretaria de Pós-Graduação
Universidade Federal de Santa Catarina/campus Blumenau
Rua Marechal Rondon, 880 – Bairro Salto do Norte, Blumenau – SC, CEP 89065-200 – Bloco B, Térreo, Sala 018
Telefone: (48) 3721-3336 | (47) 3232-5136
E-mail: pgetex.bnu@contato.ufsc.br

Horário de atendimento regular: das 07h às 19h
Horário de atendimento de verão (de 23/12/2024 a 28/02/2025): das 07h às 13h