Exame de Proficiência em Línguas
O Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil (UFSC Blumenau) estabelece que:
Art. 37. Será exigida a comprovação de proficiência em idiomas estrangeiros, sendo obrigatoriamente o inglês para o mestrado, podendo ocorrer no ato da primeira matrícula no curso ou ao longo do primeiro ano acadêmico.
- O estudo de idiomas estrangeiros para aprovação de proficiência não gera direito a créditos no programa.
- Os estudantes estrangeiros dos programas de Pós-Graduação deverão também comprovar proficiência em língua portuguesa.
- A validação do exame de proficiência em inglês pode ser realizada conforme disposto na Regulamentação própria do programa
- Para alunos indígenas brasileiros, falantes de português e uma língua indígena, esta poderá ser considerada como equivalente a idioma estrangeiro para fins de proficiência, mediante aprovação do colegiado delegado.
Em caso de perda do prazo de apresentação do Exame de Proficiência
Os discentes devem estar atentos aos seus prazos, disponíveis na página de Acompanhamento de Prazos. Em caso de perda do prazo de apresentação do Exame de Proficiência, o(a) discente deve escrever carta ao Colegiado Pleno do PGETEX justificando a razão do não cumprimento do regimento e solicitando novo prazo para realização da prova e apresentação do comprovante. A carta deve ser redigida em formato livre, datada, assinada pelo Assina UFSC e encaminhada ao Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Secretaria de Pós-Graduação.
De acordo com a Regulamentação Interna Nº 01/PGETEX/2019 que dispõe sobre as regras para validação do exame de proficiência em inglês para o PGETEX:
Art. 1º – O exame de proficiência em inglês, idioma obrigatório para o mestrado, poderá ser validado nas seguintes condições:
- Em conformidade com o Memorando Circular no 32/2014/PROPG, de 01 de outubro de 2014, será considerada, para fins de validação de proficiência em língua inglesa, a comprovação de obtenção mínima de 47 pontos na parte de leitura do exame TOEFL ITP.
- Serão aceitos certificados que comprovem proficiência em língua estrangeira nos níveis mínimos especificados:
- Em todos os demais casos, será exigido certificado de proficiência em língua estrangeira emitido pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/UFSC)
COMO PROCEDER:
- As solicitações de validação do exame de proficiência em idiomas deverão ser realizadas por meio do “Requerimento para validação de proficiência em línguas” disponibilizado pelo PGETEX na página Formulários internos. Após o preenchimento do documento, o estudante deve abrir chamado no Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Pós-Graduação, anexando o requerimento e a declaração de proficiência em arquivo compactado (.zip).
Comissão de Validação de Proficiência em Línguas PGETEX