Formulários internos

Clique sobre a solicitação desejada para ver os formulários correspondentes

  1. Orientação
    – Requerimento de indicação de orientador(a) 

    Este formulário deve ser assinado pelo discente e pelo orientador  e entregue pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI)em até 30 dias após o ingresso no PGETEX.

  2. Coorientação e Alteração de Orientação
    – Indicação de Coorientador(a)Caso haja necessidade de alteração de orientador(a)/coorientador(a), o(a) discente deve preencher o formulário abaixo e encaminhar à Secretaria que enviará para a análise da Coordenação.– Requerimento de alteração de Orientador(a)/Coorientador(a)Estes formulários devem ser assinados pelo discente e pelo orientador e coorientador (se houver) e entregues pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  3.  Validações
    – Requerimento para Validação/Equivalência de disciplinasEste formulário deve ser assinado pelo solicitante e entregue pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI) no ato da primeira matrícula.– Requerimento para Validação de Proficiência em LínguasEste formulário deve ser assinado pelo solicitante e entregue pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI) durante o primeiro ano de curso. É importante que o discente tenha em mente que caso seu pedido seja indeferido, a proficiência em línguas ainda deve ser comprovada no PRIMEIRO ano do curso (Resolução 154/UFSC/Cun)
  4. Afastamento por motivo de doença
    Para solicitação de afastamento por motivo de doença do(a) estudante ou de um familiar, o discente deve ler atentamente ao Memorando Circular 18/2018/PROPG que trata dos orientações e procedimentos para que seja realizado tal requerimento.– Formulário de Solicitação de licença para tratamento de saúde próprio ou de familiarEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI), anexando o formulário e o atestado médico em arquivo compactado (.zip).
  5. Afastamento por motivo de maternidade/paternidade
    Formulário de Solicitação de licença gestante, adotante e paternidadeVeja as legislações pertinentes e orientações clicando aquiEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  6. Ajuste de matrícula
    Acesse abaixo o formulário de ajuste de matrícula do PGETEX, para mais informações sobre as modalidades de matrículas, você deve acessar -> o Menu de Matrículas.– Requerimento de Ajuste de Matrícula – inclusão e/ou cancelamento de disciplinasEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  7. Prorrogação de prazo de Defesa de Dissertação
    O fluxo do estudante nos cursos será definido nos termos do art. 20, podendo ser acrescidos em até 50%, mediante mecanismos de trancamento e prorrogação, excetuadas a licença maternidade e as licenças de saúde devidamente comprovadas.A prorrogação é entendida como uma extensão excepcional do prazo máximo previsto no Art. 20° mediante aprovação do Colegiado. O(A) estudante poderá solicitar prorrogação de prazo, observadas as seguintes condições:I – por até 12 (doze) meses;
    II – o pedido deve ser acompanhado de concordância do(a) orientador(a);
    III – o pedido de prorrogação, devidamente fundamentado, deve ser protocolado na secretaria no mínimo 60 (sessenta) dias antes de esgotar o prazo máximo de conclusão do curso.– Requerimento de Prorrogação de Defesa de DissertaçãoEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  8. Defesa fora do prazo
    A “defesa fora de prazo”, para fins da Resolução Normativa N.º 5/2020/CPG, refere-se ao pedido de defesa de tese ou dissertação que extrapole os prazos máximos definidos na Resolução Normativa nº 95/CUn/2017. A defesa fora de prazo pressupõe o cumprimento de todas as obrigações acadêmicas que antecedem a defesa, não podendo ser confundida com o mecanismo de prorrogação, o qual concede prazo adicional ao estudante para completar suas obrigações acadêmicas, conforme definido na Resolução Normativa nº 95/CUn/17.Os estudantes de mestrado e de doutorado terão até 90 (noventa) dias para protocolar o pedido, após o término do seu prazo regimental, e a defesa deverá ocorrer em até 30 (trinta) dias após a aprovação pelo Colegiado Delegado.– Requerimento de Solicitação de Defesa fora do prazoEste formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  9. Trancamento/Desligamento/Destrancamento
    O fluxo do(a) estudante nos cursos será definido nos termos do art. 20 (do Regimento Interno do PGETEX), podendo ser acrescidos em até 50% (cinquenta por cento), mediante mecanismos de trancamento e prorrogação, excetuadas a licença maternidade e as licenças de saúde devidamente comprovadas. O estudante de curso de Pós-Graduação poderá trancar matrícula por até 12 (doze) meses, em períodos letivos completos, sendo o mínimo um período letivo. O trancamento de matrícula poderá ser cancelado a qualquer momento, 16 resguardado o período mínimo definido no caput deste artigo, ou a qualquer momento, para defesa de dissertação. Não será permitido o trancamento da matrícula nas seguintes condições:I – no primeiro período letivo;
    II – em período de prorrogação de prazo para conclusão do curso.– Requerimento de trancamento do programa
    – Requerimento de destrancamentoObs.: para Trancamento, é necessário o envio de:– Declaração de Negativa de Débitos com a Biblioteca Universitária (solicite pelo e-mail bs.bnu@contato.ufsc.br)– Declaração de Negativa de Débitos com o Restaurante Universitário (solicite pelo e-mail ru.blumenau@contato.ufsc.br)Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI) em pasta zipada. NÃO junte os arquivos em mesmo pdf, pois isso quebra a cadeia de assinatura e invalida os documentos.Para zipar uma pasta você deve seguir os passos:
    1. Localize os arquivos que você quer zipar (compactar).
    2. Selecione os arquivos que serão compactados, clique com o botão direito do mouse e selecione “7-ZIP”;
    3. Clique em Adicionar para “nome da pasta.zip”;
    4. Uma nova pasta compactada com o mesmo nome é criada no mesmo local. Para renomeá-la, clique com botão direito, selecione Renomear e depois digite o novo nome.O(a) discente pode solicitar desligamento do PGETEX a qualquer momento, por meio do formulário abaixo listado:– Requerimento de desligamento/desistência
  10. Estágio docência
    O(a) discente deverá preencher o formulário abaixo listado:– Plano de Trabalho de Estágio Docência
    Relatório final de atividades de Estágio DocênciaEstes formulários devem ser assinados pelo discente, pelo orientador e pelo docente da disciplina e entregue à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  11. Acompanhamento de bolsista
    O(a) discente deverá preencher o formulário abaixo listado:– Formulário de Acompanhamento de bolsistaEste formulário deve ser preenchido e assinado pelo aluno bolsista, assinado pelo seu orientador e entregue à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  12. Declaração de vinculo empregatício de bolsista
    Cabe ao discente informar à Comissão de Bolsas, por meio da Secretaria do PGETEX, qualquer alteração em sua condição de dedicação ao Programa, em suas atividades remuneradas ou em outros rendimentos e atividades profissionais.

    – Declaração de vinculo empregatício;

     

    Este formulário deve ser preenchido e assinado pelo aluno bolsista, assinado pelo seu orientador e entregue à Secretaria pelo e-mail pgetex.bnu@contato.ufsc.br sempre que houver modificação na condição de dedicação do bolsista ao PPG.

  13. Qualificação e Defesa de Dissertação
    O Exame de Qualificação consiste na defesa pública de Proposta de Projeto de Pesquisa, onde o candidato comprova para a Banca Examinadora a exequibilidade do seu projeto, assim como a existência, no mesmo, de contribuição efetiva ao campo de conhecimento selecionado. Para marcação do Exame de Qualificação, o(a) discente deverá preencher o formulário abaixo listado:– Requerimento de formação de banca de Exame de QualificaçãoEste requerimento deve ser enviado com: ao menos ao menos 15 dias de antecedência (Regimento Interno de 2019 e de 2022). O(A) discente deverá também encaminhar foto para convite da Qualificação. Obs.: a foto deve ser de rosto, em local bem iluminado, em fundos lisos, enviada em tamanho real.Assinado pelo orientador e entregue à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).É condição para a obtenção do título de Mestre a defesa pública da dissertação de mestrado no qual o estudante demonstre domínio atualizado do tema escolhido. Para marcação da Defesa de Dissertação, o(a) discente deverá preencher o formulário abaixo listado:– Requerimento de formação de banca de Defesa de DissertaçãoEste requerimento deve ser enviado com: ao menos 15 dias de antecedência (caso o estudante esteja vinculado ao Regimento Interno de 2019) e ao menos 30 dias de antecedência (caso o estudante esteja vinculado ao Regimento Interno de 2022). O(A) discente deverá também encaminhar foto para convite da Defesa. Obs.: a foto deve ser de rosto, em local bem iluminado, em fundos lisos, enviada em tamanho real.
    Assinado pelo orientador e entregue à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
  14. Requerimento de novo prazo de entrega da dissertação na BU
    A Resolução Normativa Nº 52/2019/CPG define em seu Art. 2º, que: “Excepcionalidades que prejudiquem a entrega da versão final do trabalho de conclusão, dentro do prazo estabelecido nos parágrafos 1º, 3º e 4º do art. 65 da Resolução Normativa Nº 95/CUn/2017, deverão ser decididas pelo colegiado delegado do Programa.”

    Resolução Normativa n. 52/2019/CPG/UFSC – Dispõe sobre a entrega fora do prazo estabelecido pela banca.
    Ofício Circular n. 69/2019/PROPG/UFSC – Procedimentos para entrega de trabalho de conclusão em atraso na BU-UFSC

    – Requerimento de novo prazo de entrega da dissertação na BU – preenchido e enviado pelo(a) Aluno(a)
    – Formulário de encaminhamento da Decisão do Colegiado – preenchido pela Secretaria

    Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).

Todos os formulários devem ser preenchidos, assinados pelo Assina UFSC e encaminhados pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).