Dúvidas Frequentes

 

Neste espaço você tem informações sobre como funciona um mestrado em uma Universidade Federal.
Também, esclareça suas dúvidas sobre o processo seletivo do PGETEX.

 


SOBRE O MESTRADO

O que é mestrado acadêmico?
O mestrado é um curso de pós-graduação denominado Stricto Sensu que confere o grau acadêmico de Mestre e tem ênfase na formação de pesquisadores e professores universitários. O objetivo não é formar um especialista na área em questão, mas sim formar um profissional capaz de resolver problemas não triviais sozinho, com olhar crítico e propondo soluções inovadoras.

O que se faz em um mestrado?
O mestrado é dividido em duas etapas, não necessariamente concomitante. Em uma etapa se realiza disciplinas e na outra se realiza um processo de pesquisa acerca de um tema vinculado às linhas de pesquisa do programa.

Que tipo de pesquisa pode ser realizada em um mestrado?
São pesquisas que devem seguir uma metodologia acadêmica com aplicação direta à solução de problemas já existentes, por exemplo de indústrias, ou com propostas de investigação de temas inovadores que estão ou não em fase de testes.

Quanto tempo dura um mestrado?
O mestrado é um curso de 24 meses, compreendendo a realização das disciplinas e o desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa gera uma Dissertação que será apresentada em uma defesa pública para uma banca de doutores experientes na área.

Como se dá a pesquisa?
A Pesquisa pode ser realizada em laboratórios da Universidade Federal de Santa Catarina ou em empresas que se interessem em fazer parcerias para desenvolvimento de produto, otimização de processos ou temas que se enquadrem para estudos investigativos acadêmicos.

O que é orientador?
É um professor que faz parte do programa de mestrado e que tem conhecimentos específicos na área do projeto de pesquisa. Sua função é auxiliar no desenvolvimento da pesquisa, indicando caminhos, explicando requisitos do processo.

O que é dissertação?
É o documento feito em formato de monografia, escrito com rigor das normas acadêmicas (ABNT) e que deve conter uma hipótese de pesquisa, fundamentação teórica, metodologia de trabalho, levantamento de dados, resultados e discussões, e conclusão. Esse documento será avaliado por uma banca e após a aprovação do mestrado, ficará disponível na biblioteca da universidade e em bancos de dados das agências de fomento.

Como ocorre uma defesa de mestrado?
A defesa ocorre na presença de uma banca avaliadora composta por doutores. O candidato apresenta seu tema de pesquisa e resultados obtidos e posteriormente a banca segue os procedimentos de arguição, onde será julgado o conhecimento do mestrando no tema pesquisado.

 

SOBRE VALORES DO CURSO

Quanto custa o curso de mestrado em Engenharia Têxtil?
O curso de mestrado em Engenharia Têxtil é gratuito.

O mestrado possui bolsa?
O mestrado tem bolsa concedida pelo governo federal por meio da CAPES. Pode ainda ter investimentos de bolsa recebido por meio de projetos de pesquisa ou de outros órgãos de fomento. O número de bolsas varia em função de projetos existentes e das políticas públicas do país.

Quem tem direito a bolsa de mestrado?
Mestrandos que não possuem vínculo empregatício ou cujo vínculo não excede 10 horas, com atuação em área a fim.

Qual o valor da bolsa?
O valor está disponível no site da CAPES e normalmente as demais modalidades da bolsa tem como referência este valor.

 

SOBRE PROCESSO DE SELEÇÃO/INGRESSO

Como faço para ingressar no mestrado em Engenharia Têxtil?
O ingresso ao mestrado se dá por meio de edital publicado no site do PGETEX (http://pgetex.blumenau.ufsc.br/editais), onde constam todas as etapas a serem cumpridas e os critérios de homologação e avaliação para efeito de classificação, tanto para a distribuição das bolsas existentes, como para o corte em relação ao número de vagas ofertadas.

Como faço minha inscrição?
A inscrição é toda realizada por meio eletrônico, conforme descrito no edital vigente. O sistema fica aberto somente até o horário da inscrição. Não são aceitas inscrições em formato físico, nem envio da documentação por email. Só são aceitos por mail as cartas de recomendações.

O que ficar atento em relação ao Edital?
– período inscrição;
– Envio da documentação exigida;

O descumprimento do edital pode não homologar a inscrição ou desclassificar o candidato.

Alguns pontos importantes que devem ter atenção no momento da inscrição:
– O currículo deve estar registrado na plataforma Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br);
– Todas as atividades realizadas devem ser comprovadas com documentos oficiais, como por exemplo, apresentação de certificado de curso realizado emitido pela entidade realizadora do curso. As atividades não comprovadas não são consideradas para pontuação;
– O índice de aproveitamento do curso de graduação deve vir calculado da própria instituição que emitiu o diploma;
– As cartas de referência devem chegar ao programa; Certifique-se de que a pessoa a quem você solicitou a carta de recomendação, realmente a enviou dentro do prazo estabelecido.
-As atividades que são pontuadas devem estar devidamente registradas no Currículo Lattes;
– Os cursos de formação somente são pontuados se possuem afinidade com as linhas de pesquisa do programa de pós-graduação;
– Anexar somente material suficiente para averiguação da relação com a atividade realizada. Por exemplo, somente a primeira página de um artigo de revista, ou de um artigo de congresso. Não anexar documentos inteiros.

O que é a carta de recomendação?
É um documento que deve ser preenchido, de forma sigilosa, por pessoas que tem ou tiveram algum tipo de relacionamento acadêmico ou profissional com o candidato. A carta possui modelo específico (http://pgetex.blumenau.ufsc.br/editais) e deve ser enviado diretamente ao programa no prazo da inscrição.