Aluno Ingressante
MATRÍCULA DE ALUNO INGRESSANTE – 1ª MATRÍCULA NO CURSO |
O Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil da UFSC de Blumenau é trimestral, com aulas presenciais e gratuitas e sua forma de ingresso é por meio de processos seletivos que acontecem 2 vezes por ano, no primeiro trimestre e no terceiro. Na página de Editais de Seleção é possível encontrar todas as informações relativas aos processos seletivos realizados desde o início do Programa.
A matrícula de aluno ingressante, é a primeira que o estudante efetua ao ingressar no Curso de Mestrado e só deve realizá-la o candidato que tiver sido aprovado e classificado no processo seletivo vigente.
ETAPA 1 – de 26 a 27/02/2025
Pré-matrícula (envio do requerimento)
O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de ingresso ao Mestrado deverá efetuar a sua pré-matrícula encaminhando os documentos abaixo para o e-mail pgetex.bnu@contato.ufsc.br com o assunto “PRÉ-MATRÍCULA” até o dia 27 de fevereiro de 2025 (conforme Edital do Processo Seletivo do PGETEX).
- Requerimento de Matrícula para aluno ingressante – assine pelo Gov.br (não serão aceitas assinaturas digitalizadas).
- Comprovante de vacinação contra COVID-19:
- Carteira de vacinação: devem ser digitalizadas as páginas que contenham os dados pessoais do discente e as páginas que possuem os carimbos das vacinas contra a COVID-19 (duas doses, veja mais informações no fim da página). OU
- Certificado Nacional de Vacinação COVID-19: obtido no SUS DIGITAL (duas doses, veja mais informações no fim da página).
Será considerado formalmente desistente o candidato que não efetuar a pré-matrícula.
Obs.: ao preencher o requerimento de matrícula para aluno ingressante, saiba que o servidor de e-mails da UFSC é bloqueado em e-mails do provedor da Microsoft. Por isso, pedimos que não indique e-mails hotmail, outlook, live ou msn. O estudante deve optar pelo uso do e-mail institucional @posgrad.ufsc.br (cujas instruções de criação serão informadas após a realização da matrícula) ou indicar e-mail de outro provedor, como por exemplo @gmail.com;
ETAPA 2 – de 28/02 a 14/03/2025
apresentação dos originais na secretaria
Apresente a documentação completa e original na Secretaria de Pós-Graduação (endereço completo abaixo), no período de 28 de fevereiro a 14 de março de 2025. Não é necessário trazer cópias, apenas os originais dos documentos listados abaixo.
Candidatos que já tenham concluído disciplina isolada ou tenham sido estudantes regulares no PGETEX ficam dispensados de apresentar novamente esta documentação. Estes devem apenas enviar e-mail para pgetex.bnu@contato.ufsc.br informando que já foram estudantes (destacando em que modalidade: regular ou isolada) e em qual período (semestre) cursaram a(s) disciplina(s).
Documentos originais | |
⇒ Diploma de Graduação (assinado inclusive pelo(a) diplomado(a)) ou declaração de conclusão de Curso de Graduação com data da colação de grau; | |
⇒ Histórico Escolar da Graduação (completo); | |
⇒ RG e CPF; | |
⇒ Certidão de nascimento [se solteiro(a)] ou casamento [se casado(a)/divorciado(a)]: quanto a certidão de casamento, se divorciado(a), deve conter a averbação do divórcio;
➤ Certidão sem autenticidade digital: deve ser apresentada na secretaria para conferência com original. |
|
⇒ Comprovante de vacinação contra COVID-19:
➤ Carteira de vacinação: deve ser apresentada na secretaria para conferência com original. |
OBS1.: candidatos que já tenham concluído disciplina isolada ou tenham sido estudantes regulares no PGETEX ficam dispensados de apresentar novamente esta documentação. Estes devem apenas enviar e-mail para pgetex.bnu@contato.ufsc.br informando que já foram estudantes (destacando em que modalidade: regular ou isolada) e em qual período (semestre) cursaram a(s) disciplina(s). A Secretaria, ainda assim, pode solicitar o envio/apresentação de documentações adicionais, caso necessário.
OBS2.: caso TODOS os documentos do candidato possuam autenticação digital, não é necessária a apresentação na secretaria. O estudante deve apenas enviar e-mail para pgetex.bnu@contato.ufsc.br informando que deseja realizar a matrícula e que todos os seus documentos possuem QR Code ou código de autenticação digital.
Comprovação de vacinação contra COVID-19
A apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19 deverá ser realizada por todos os estudantes matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFSC, por meio eletrônico, de acordo com as orientações constantes em <https://setic.ufsc.br/vacina/>, conforme Resolução Normativa Nº. 1/2022/CPG, de 24/02/2022 e Ofício Circular nº003/2024/PROGRAD (que a PROPG decidiu seguir para a Pós-Graduação), até o dia imediatamente anterior ao início do primeiro período letivo do respectivo curso:
As pessoas que possuírem mais doses conforme o esquema vacinal orientado anteriormente pelo Ministério da Saúde seguirão acompanhando as recomendações e atualizações dos grupos e faixas etárias. Considerando a estratégia atual, vigente na presente data (09/02/2024), os esquemas vacinais para jovens e adultos saudáveis, que estão com esquema incompleto (não vacinados ou que possuem apenas uma dose), serão compostos por duas doses:
a) duas doses monovalentes (D1+D2)
b) uma dose monovalente e uma dose bivalente (D1+BIV) ou;
c) duas doses bivalente (BIV+BIV).
ENDEREÇO:
Secretaria de Pós-Graduação
Universidade Federal de Santa Catarina/campus Blumenau
Rua João Pessoa, 2750 – Bairro Velha, Blumenau – SC, CEP 89036-256 – Bloco A, sala A-106
Telefone: (48) 3721-3336 | (47) 3232-5136
E-mail: pgetex.bnu@contato.ufsc.br
Horário de atendimento regular: das 07h às 19h
Horário de atendimento de verão (de 23/12/2024 a 28/02/2025): das 07h às 13h