Informações ao Discente – Defesa de Dissertação
Requisitos para realização da Defesa de Dissertação |
O Curso de Mestrado do PGETEX da UFSC de Blumenau tem a duração mínima de 12 (doze) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses. Fique atento(a) aos seus prazos, acessando a página de Acompanhamento.
A dissertação deve ser elaborada de acordo com a Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFSC, conforme documentos de orientação disponibilizados pela Biblioteca Universitária.
O Trabalho de Conclusão de Curso (dissertação) deverá ser defendido em sessão pública, perante uma banca examinadora, desde que o(a) estudante cumpra as seguintes exigências (de acordo com o Regimento Interno do PGETEX de 2022):
1. obter no mínimo 18 (dezoito) créditos em disciplinas e/ou atividades complementares, sendo 9 (nove) créditos em disciplinas obrigatórias e 9 (nove) créditos em disciplinas eletivas do curso;
2. proficiência em idiomas;
3. aprovação no Exame de Qualificação;
4. aprovação no Estágio de Docência (apenas para bolsistas).
Para marcar a data da Defesa de Dissertação |
Para a defesa do mestrado, deve ser encaminhado para a secretaria do Programa, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data da defesa:
1. Requerimento de formação de banca;
2. Dissertação;
3. Comprovante de:
-> 1 (um) artigo completo aceito ou publicado em anais de evento científico nacional ou internacional (excluindo-se as publicações em eventos de iniciação científica) ou
-> 1 (um) artigo completo submetido, aceito ou publicado em revista indexada no Qualis mais recente no qual a área de Engenharias II estiver compreendida.
4. Foto para convite e divulgação nas redes:
-> deve ser enviada foto de rosto (de frente para a câmera);
-> em local iluminado;
-> com fundo branco ou liso;
-> com boa qualidade;
-> com enquadramento dos ombros para cima.
Este requerimento deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo(a) solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
Obs.: os arquivos devem ser anexados no PAI em pasta zipada. NÃO junte os arquivos em mesmo pdf, pois isso quebra a cadeia de assinatura e invalida os documentos. Para zipar uma pasta você deve seguir os passos:
- Localize os arquivos que você quer zipar (compactar).
- Selecione os arquivos que serão compactados, clique com o botão direito do mouse e selecione “7-ZIP”;
- Clique em Adicionar para “documentos diploma.zip”
- Uma nova pasta compactada com o mesmo nome é criada no mesmo local. Para renomeá-la, clique com botão direito, selecione Renomear e depois digite o novo nome.
Antes da Banca |
O envio do trabalho de conclusão (em formato PDF) aos membros da Banca Examinadora é de responsabilidade do(a) discente em conjunto com o(a) orientador(a), e deverá ser feito logo na sequência da emissão da Portaria de designação da banca.
Durante a Banca |
A sessão da defesa pública de trabalho de conclusão será composta de 2 partes: apresentação oral do trabalho pelo(a) estudante e arguição pela Banca Examinadora.
De acordo com o Regimento Interno do Programa:
- A apresentação oral do aluno terá no máximo 30 (trinta) minutos;
- Cada membro da banca examinadora terá até 30 minutos por membro.
Após a Banca |
⇒ Versão Final: o(a) discente deve realizar a entrega da versão definitiva do trabalho de conclusão aprovado, em até 90 (noventa) dias após a data da defesa para a Biblioteca Universitária. As orientações estão disponíveis aqui.
⇒ Expedição do Diploma: após a entrega da versão final da dissertação na Biblioteca o(a) discente pode solicitar a expedição do seu diploma. As orientações e documentações necessárias para este pedido estão disponíveis aqui.