Formulários internos

Tipo de solicitação Orientações Documentações Necessárias Procedimentos de Encaminhamento
Orientação – Requerimento de indicação de orientador(a) Este formulário deve ser assinado pelo discente e pelo orientador  e entregue pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI), em até 30 dias após o ingresso no PGETEX
Coorientação e Alteração de Orientação Caso haja necessidade de alteração de orientador(a)/coorientador(a), o(a) discente deve preencher o formulário correspondente e encaminhar à Secretaria que enviará para a análise da Coordenação – Indicação de Coorientador(a)

– Requerimento de alteração de Orientador(a)/Coorientador(a)

Estes formulários devem ser assinados pelo discente e pelo orientador e coorientador (se houver) e entregues pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI)
Validações É importante que o discente tenha em mente que caso seu pedido seja indeferido, a proficiência em línguas ainda deve ser comprovada no PRIMEIRO ano do curso (Resolução 154/UFSC/Cun) – Requerimento para Validação/Equivalência de disciplinas

– Requerimento para Validação de Proficiência em Línguas

Este formulário deve ser assinado pelo solicitante e entregue pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI) no ato da primeira matrícula para o requerimento de disciplinas e durante o primeiro ano de curso para validação de línguas.
Afastamento por motivo de doença Para solicitação de afastamento por motivo de doença do(a) estudante ou de um familiar, o discente deve ler atentamente ao Memorando Circular 18/2018/PROPG que trata dos orientações e procedimentos para que seja realizado tal requerimento – Formulário de Solicitação de licença para tratamento de saúde próprio ou de familiar Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI), anexando o formulário e o atestado médico em arquivo compactado (.zip)
Afastamento por motivo de maternidade/paternidade Veja as legislações pertinentes e orientações clicando aqui – Formulário de Solicitação de licença gestante, adotante e paternidade Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI)
Ajuste de matrícula Acesse o formulário de ajuste de matrícula do PGETEX, para mais informações sobre as modalidades de matrículas, você deve acessar -> o Menu de Matrículas – Requerimento de Ajuste de Matrícula – inclusão e/ou cancelamento de disciplinas Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI)
Prorrogação de prazo de Defesa de Dissertação O fluxo do estudante nos cursos será definido nos termos do art. 20, podendo ser acrescidos em até 50%, mediante mecanismos de trancamento e prorrogação, excetuadas a licença maternidade e as licenças de saúde devidamente comprovadas.A prorrogação é entendida como uma extensão excepcional do prazo máximo previsto no Art. 20° mediante aprovação do Colegiado. O(A) estudante poderá solicitar prorrogação de prazo, observadas as seguintes condições:I – por até 12 (doze) meses;
II – o pedido deve ser acompanhado de concordância do(a) orientador(a);
III – o pedido de prorrogação, devidamente fundamentado, deve ser protocolado na secretaria no mínimo 60 (sessenta) dias antes de esgotar o prazo máximo de conclusão do curso
– Requerimento de Prorrogação de Defesa de Dissertação Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI)
Defesa fora do prazo A “defesa fora de prazo”, para fins da Resolução Normativa N.º 5/2020/CPG, refere-se ao pedido de defesa de tese ou dissertação que extrapole os prazos máximos definidos na Resolução Normativa nº 95/CUn/2017. A defesa fora de prazo pressupõe o cumprimento de todas as obrigações acadêmicas que antecedem a defesa, não podendo ser confundida com o mecanismo de prorrogação, o qual concede prazo adicional ao estudante para completar suas obrigações acadêmicas, conforme definido na Resolução Normativa nº 95/CUn/17.Os estudantes de mestrado e de doutorado terão até 90 (noventa) dias para protocolar o pedido, após o término do seu prazo regimental, e a defesa deverá ocorrer em até 30 (trinta) dias após a aprovação pelo Colegiado Delegado  – Requerimento de Solicitação de Defesa fora do prazo  Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
Estágio docência O(a) discente deverá preencher os formulários listados – Plano de Trabalho de Estágio Docência
– Relatório final de atividades de Estágio Docência
Estes formulários devem ser assinados pelo discente, pelo orientador e pelo docente da disciplina e entregue à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI)
Acompanhamento de bolsista O(a) discente deverá preencher o formulário listado – Formulário de Acompanhamento de bolsista Este formulário deve ser preenchido e assinado pelo aluno bolsista, assinado pelo seu orientador e entregue à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI)
Declaração de vinculo empregatício de bolsista  Cabe ao discente informar à Comissão de Bolsas, por meio da Secretaria do PGETEX, qualquer alteração em sua condição de dedicação ao Programa, em suas atividades remuneradas ou em outros rendimentos e atividades profissionais. – Declaração de vinculo empregatício Este formulário deve ser preenchido e assinado pelo aluno bolsista, assinado pelo seu orientador e entregue à Secretaria pelo e-mail pgetex.bnu@contato.ufsc.br sempre que houver modificação na condição de dedicação do bolsista ao PPG
Qualificação e Defesa de Dissertação Exame de Qualificação consiste na defesa pública de Proposta de Projeto de Pesquisa, onde o candidato comprova para a Banca Examinadora a exequibilidade do seu projeto, assim como a existência, no mesmo, de contribuição efetiva ao campo de conhecimento selecionado. Para marcação do Exame de Qualificação, o(a) discente deverá preencher o formulário listado

É condição para a obtenção do título de Mestre a defesa pública da dissertação de mestrado no qual o estudante demonstre domínio atualizado do tema escolhido. Para marcação da Defesa de Dissertação, o(a) discente deverá preencher o formulário listado

– Requerimento de formação de banca de Exame de Qualificação

– Requerimento de formação de banca de Defesa de Dissertação

Estes requerimentos devem ser enviados com: ao menos ao menos 15 dias de antecedência. O(A) discente deverá também encaminhar foto para convite. Obs.: a foto deve ser de rosto, em local bem iluminado, em fundos lisos, enviada em tamanho real. Assinado pelo orientador e entregue à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI)

 

Requerimento de novo prazo de entrega da dissertação na BU A Resolução Normativa Nº 52/2019/CPG define em seu Art. 2º, que: “Excepcionalidades que prejudiquem a entrega da versão final do trabalho de conclusão, dentro do prazo estabelecido nos parágrafos 1º, 3º e 4º do art. 65 da Resolução Normativa Nº 95/CUn/2017, deverão ser decididas pelo colegiado delegado do Programa.”

Resolução Normativa n. 52/2019/CPG/UFSC – Dispõe sobre a entrega fora do prazo estabelecido pela banca.
Ofício Circular n. 69/2019/PROPG/UFSC – Procedimentos para entrega de trabalho de conclusão em atraso na BU-UFSC

– Requerimento de novo prazo de entrega da dissertação na BU – preenchido e enviado pelo(a) Aluno(a)
– Formulário de encaminhamento da Decisão do Colegiado – preenchido pela Secretaria
Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI)
Solicitação de Revisão de Nota em Avaliação O(A) estudante poderá requerer a revisão de nota de avaliação dentro de 03 (três) dias úteis após a divulgação do resultado pelo(a) professor(a) da disciplina, por meio do envio do formulário listado

O(A) professor(a) da disciplina, caso requerido pelo estudante, deve analisar a solicitação de revisão e deliberar sobre esta, justificando as razões em caso de indeferimento, dentro de 10 (dez) dias úteis após o recebimento do requerimento

Em caso de indeferimento da revisão de nota, o(a) estudante pode protocolar recurso da decisão ao Colegiado Delegado do PPGNPMat, em formulário próprio, com justificativa detalhada, anexando o pedido inicial, o documento de avaliação
e a decisão do(a) professor(a), no prazo de 2 (dois) dias úteis da ciência do resultado

– Formulário de Revisão de Nota

– Parecer do(a) docente sobre a revisão de nota

– Recurso ao Colegiado Delegado sobre a revisão de nota

Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI)
Solicitação de Segunda Chamada da Avaliaçã O estudante que, por motivo de força maior e plenamente justificado, deixar de realizar as avaliações previstas no plano de ensino, poderá solicitar, dentro de um prazo de até 05 (cinco) dias úteis (após a data da avaliação), pedido de segunda chamada da avaliação ao(à) professor(a) da disciplina – Formulário de Segunda Chamada para avaliação Cessado o motivo que impediu a realização da avaliação, se autorizado pelo(a) professor(a), o estudante deve entrar em contato imediatamente após a ciência para acordar a data e metodologia de aplicação da nova avaliação.Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).