Ajuste de matrícula – aluno regular

 Ajuste de matrícula (cancelamento e inclusão de disciplinas)

Conforme Calendário Acadêmico do PGETEX, o período para Ajuste de matrícula aos alunos regulares do Programa vai de 09  a 20 de março de 2026.

O ajuste de matrícula é a inclusão ou a exclusão de disciplinas da matrícula do estudante regular naquele trimestre. Assim, podem participar do ajuste os estudantes que estejam em uma das situações abaixo:

  • estudantes ingressantes que desejam incluir ou excluir disciplinas da sua grade;
  • estudantes regulares que perderam o prazo normal de matrícula;
  • estudantes em prorrogação que perderam o prazo normal de matrícula;
  • estudantes  que realizaram sua matrícula no prazo normal, mas desejam incluir ou excluir disciplinas da sua grade no trimestre vigente;
  • estudantes em situação de trancamento que querem retornar ao programa no trimestre vigente;

Obs.: os alunos que não irão cursar disciplinas regulares do PGETEX, neste trimestre, deverão proceder a solicitação de matrícula na disciplina “Dissertação” para manter o vínculo com o Programa. Nenhum estudante (a não ser em trancamento ou que já tenha defendido) deve ficar sem matrícula.

 Procedimentos

A solicitação de ajuste de matrícula deverá ser formalizada pelo(a) discente, por meio de formulário próprio, dentro do período definido no Calendário Acadêmico do PGETEX (de 20 de setembro a 09 de outubro de 2025):

Após o preenchimento e assinatura do formulário, este deve ser encaminhado à Secretaria do PGETEX por meio do Portal de Atendimento Institucional (PAI).


ENDEREÇO:
Secretaria de Pós-Graduação
Universidade Federal de Santa Catarina/campus Blumenau
Rua Marechal Rondon, 880 – Bairro Salto do Norte, Blumenau – SC, CEP 89065-200 – Bloco B, sala B.018
Telefone: (48) 3721-3336 | (47) 3232-5136
E-mail: pgetex.bnu@contato.ufsc.br

Horário de atendimento regular: das 07h às 19h
Horário de atendimento de verão (de 15/12/2025 a 06/03/2026): das 07h às 13h