Corpo Docente PGETEX
Bem-vindos à página dedicada aos professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil (PGETEX). Aqui você encontrará informações detalhadas sobre os renomados professores que compõem nosso corpo docente altamente qualificado.
Explore os perfis de nossos professores para conhecer suas áreas de interesse, projetos de pesquisa em andamento, publicações relevantes e suas contribuições para o campo da Engenharia Têxtil. Estamos orgulhosos de contar com uma equipe tão dedicada e comprometida com a excelência acadêmica e científica.
Ana Julia Dal Forno |
Doutora em Engenharia de Produção & Sistemas (UFSC)
Professora Permanente|ana.forno@ufsc.br
Linha de Pesquisa: Sustentabilidade no setor têxtil
Ana Julia leciona na graduação em Engenharia de Materiais, Têxtil e Automação e também no PGETEX dede 2019. Realizou o Pós Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC-2014), na qual também é Doutora pela mesma Universidade e fez Sandwich pela Technische Universität Berlin (TUB – Alemanha).
Seus focos da pesquisa são: Gestão da Inovação, Benchmarking, Manufatura Enxuta, Melhoria de Processos. Lean e Indústria 4.0. E também grupos de pesquisa certificados: Desenvolvimento de Processos e Produtos Têxteis e LabTEI – Laboratório de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação.
Andrea Cristiane Krause Bierhalz |
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (2005), mestrado (2010) e doutorado (2014) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas com período de estágio na Universidade de Coimbra – Portugal.
Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina – campus Blumenau, e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil. Atua principalmente no desenvolvimento de têxteis funcionais e materiais à base de polímeros naturais, abrangendo os seguintes temas: têxteis com atividade antimicrobiana e repelente à insetos, obtenção de celulose regenerada e nanocelulose de resíduos têxteis, desenvolvimento de filmes e filamentos para aplicações biomédicas.
Antonio Augusto Ulson de Souza |
Concluiu a graduação em Engenharia Química, na UFRJ em 1982; o mestrado em Engenharia Química, na UNICAMP em 1985; o doutorado em Engenharia Mecânica, na Universidade Federal de Santa Catarina em 1992; e o pós-doutorado em Engenharia Química, na University of California at Davis – USA, em 1997. É líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: TECTEXTIL – Desenvolvimento Tecnológico Têxtil.
Seus focos de pesquisa são Engenharia Química, com ênfase em Têxteis, Petróleo e Petroquímica, Meio ambiente e Produtos Naturais. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: têxtil, meio ambiente, petroquímica, petróleo, adsorção, tingimento, transferência de massa, urucum, produtos naturais e biodegradação.
Catia Rosana Lange de Aguiar |
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau (1995), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É especialista em Processos Têxteis pela Universidade Federal de Santa catarina (2001) e especialista em Administração de Produção pelo Instituto Catarinense de Pós Graduação (2007).
Já atuou em indústrias têxteis como supervisora, gerente e vendedora técnica. Possui experiência de 5 anos no ensino fundamental e é professora de cursos de ensino superior desde 2003. Também tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Têxtil, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, desenvolvimento de produto, beneficiamento, cálculo e tratamento de efluentes.
Cintia Marangoni |
Possui graduação em Engenharia Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998), mestrado (2000), doutorado (2005) e pós-doutorado (2007) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Atua nas área de processos industriais da engenharia química com ênfase em processos de separação. Também é membro permanente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da referida universidade. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D – CA EQ e Editora da Separation and Purification Technology. Atualmente é professora do departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da mesma universidade. Foi subcoordenadora e é membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil da UFSC – Campus Blumenau.
Cristiane da Costa |
Possui graduação em Engenharia Química (2012) e Engenharia de Alimentos (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia Química (2009) e Doutora em Engenharia Química (2013), pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo realizado parte do doutorado no Max Planck Institute for Polymer Research (Alemanha).
Atualmente é Professora do Departamento de Engenharia Têxtil da UFSC e docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UFSC. Tem experiência na área de Polímeros, atuando principalmente nos temas: síntese e modificação de polímeros, cinética de processos de polimerização, modificação de superfície de membranas poliméricas, técnicas de nanoencapsulação, nanotecnologia aplicada a materiais têxteis.
Fernanda Steffens |
Concluiu o doutorado em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho, Guimarães, Portugal (2015). Possui Mestrado em EngenhariaTêxtil e Confecção pela Technische Universität Dresden, Alemanha (2011). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Graduação em Engenharia Industrial Têxtil pela Faculdade Senai-Cetiqt (2005).
Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil (PGETEX). Possui experiência na área industrial têxtil. Sua área de atuação consiste no desenvolvimento de têxteis técnicos e inteligentes, malhas com comportamento auxético, materiais fibrosos, desenvolvimento de produto e indústria 4.0.
José Alexandre Borges Valle |
Possui graduação em Engenharia Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1992), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e pós-doutorado em Engenharia Química pela Universidade do Porto (Portugal) e em Engenharia Têxtil pela Universidade Politécnica da Catalunya.
Atualmente é professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, Professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia Têxtil da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Blumenau e atua como Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. Participa de três grupos de pesquisa: TECTEXTIL, TECHNOSYS e Desenvolvimento de Processos e Produtos Têxteis. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) na área de Engenharias II da CAPES (Engenharia Química).
Leonardo Mejia Rincon |
Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Blumenau. Possui Pós Doutorado em Engenharia Mecânica pela UFSC (2017), Doutorado em Engenharia Mecânica pela UFSC (2016), Mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC (2012), Graduação em Engenharia em Mecatrônica pela Universidade de Pamplona – Colômbia (2006) e obteve revalidação da graduação em Engenharia de Controle e Automação pela UFSC (2016).
Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Automação Industrial, com ênfase em projeto de mecanismos, máquinas e robôs, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo de robôs em contato com o meio, automação Industrial, programação de robôs industriais, programação de controladores lógicos programáveis CLP’s, programação de microcontroladores e dispositivos eletrônicos, técnicas de otimização global, inteligencia artificial, cinemática, dinâmica e estática de mecanismos e robôs, teoria dos helicóides.
Miguel Angelo Granato |
Atua na Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação – CTE Departamento de Engenharia Têxtil Campus Blumenau Blumenau/SC – Brasil. Engenheiro químico com Doutorado em Engenharia pela Universidade do Porto – Portugal na área de adsorção.
Experiências em: Gestão de negócios em empresas de grande porte. Produção de Corantes, Pigmentos, Auxiliares Têxteis e Fármacos veterinários; Risk analysis (JSA, HAZOP, PPRA); Legislação ambiental americana (EPA, OSHA) e brasileira; ISO 9000/14000; Segurança Industrial; Administração Industrial; Compras, Contratos, Custos. Informática. Áreas de pesquisa: Simulação Molecular Adsorção Catálise heterogênea Química Têxtil.
Odinei Hess Gonçalves |
Possui Graduação em Engenharia Química (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestrado (2003) em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC. Obteve o Doutoramento (2008) em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC com período sanduíche na Universidade do País Basco – Espanha. Realizou Pós-Doutoramento no Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) com bolsa CAPES (Programas Estratégicos – DRI).
Atualmente é professor no Departamento de Engenharia Têxtil (DET) da UFSC e atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Têxtil (PGETEX/DET/UFSC) e do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGQ/UTFPR). Seus temas de interesse são Nanotecnologia e Processos de Baixo Impacto Ambiental.
Rita de Cassia Siqueira Curto Valle |
Possui graduação em Engenharia de Alimentos (1995), mestrado em Engenharia Química (1998) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e pós doutorado na Universidad de Granada – Espanha (2009-2011) em na Universitat Politècnica de Catalunya – Espanha (2020).
Atualmente, é professora do Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus de Blumenau, e do programa de Pós-graduação em Engenharia Têxtil da UFSC. Vem atuando em pesquisa relacionada a processos têxteis enzimáticos, detergência e remoção de manchas em substratos têxteis, e desenvolvimento de microcápsulas para aplicação têxtil. Tem experiência na área de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Engenharia Têxtil com ênfase em Processos Bioquímicos e surfactantes atuando principalmente, planejamento estatístico experimental e otimização de processos.
Selene Maria Arruda Guelli Ulson de Souza |
Concluiu a graduação em engenharia química na Unicamp em 1982; o mestrado em engenharia química na Unicamp em 1985; o doutorado em engenharia mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina em 1992; e o pós-doutorado em engenharia química na University of California at Davis – USA, em 1997.
Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina e líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: Technosys Desenvolvimento Tecnológico de Sistemas Químicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: têxtil, petróleo, transferência de massa, adsorção, biodegradação, processos de separação, tingimento, reúso, meio ambiente e corantes.