Esclarecimentos em relação a atual situação da UFSC em decorrência do coronavírus (COVID-19)

17/03/2020 16:53

ATENÇÃO: A  Administração Central decidiu suspender todas as atividades de ensino presencial (aulas) em todos os campi da instituição a partir de 16 de /março, conforme notícia publicada aqui. Medidas de contingência e rotinas de trabalho foram estabelecidas pelas as Portarias Normativas nº 352/2020/GR e 353/2020/GR. Leia mais aqui.

A coordenação esclarece alguns pontos:

O calendário acadêmico está mantido. Ou seja, as atividades devem ser adaptadas à forma não presencial.

Alunos ingressantes devem entregar o formulário de orientação até 02/04. Dessa forma, estimula-se o encontro e reuniões para discussão de temas por meio de plataformas digitais.

– As bolsas serão mantidas. Uma vez que o calendário acadêmico não foi alterado, todos os alunos, bolsistas ou não, devem estabelecer condições de  cumprimento de atividades a critério de cada orientador, admitindo o trabalho remoto.

– Conforme a Portaria nº 353/2020/GR emitida pela Reitoria na data de ontem, as aulas presenciais em todos os níveis de ensino estão suspensas por tempo indeterminado. Isto inclui as nossas disciplinas do mestrado do primeiro trimestre. Não haverá aula nesta quinta e sexta-feira (19 e 20/03).

– Estamos ainda aguardando novas informações acerca da possibilidade de aulas à distância e formas de reposição. Vocês serão informados assim que tivermos estas definições.

– Conforme a Portaria, as atividades de pesquisa programadas estão mantidas. Alunos que estão com experimentos em andamento devem conversar com seus orientadores a respeito disso e avaliar a necessidade da vinda à universidade. A entrada nos laboratórios ainda é permitida, observando as questões de higiene e aglomeração. No entanto, recomenda-se priorizar os trabalhos da pesquisa em casa, como a escrita da revisão bibliográfica e do projeto de qualificação.

– A secretaria da pós-graduação entrará em regime de teletrabalho, ficando disponível para atendimento por e-mail (pgetex.bnu@contato.ufsc.br).

E O MAIS IMPORTANTE…
Adotem medidas que respeitem higienização, etiquetas de conduta e etiquetas respiratórias! Cuidem-se!

Havendo qualquer novidade, avisaremos a todos.

Seguimos à disposição para esclarecimentos!
A coordenação