Apresentação

A área Têxtil representa importante segmento para a sociedade desde o período da Revolução Industrial, sendo o primeiro setor a utilizar os benefícios da máquina a vapor, o que levou à ascensão esse tipo de modelo industrial. Atualmente caracteriza-se por uma produção geograficamente dispersa e impulsionada pelas rápidas mudanças exigidas pelo mercado. 

A criação de uma Pós-graduação em Engenharia Têxtil na UFSC Blumenau foi motivada pela escassez de cursos na área no Brasil. Esta lacuna se evidencia quando observado o crescente avanço tecnológico no setor, que demanda a formação de profissionais especializados e com formação específica de qualidade.

Área de concentração

Desenvolvimento de processos e produtos têxteis

Objetivos

O objetivo geral do Mestrado em Engenharia Têxtil consiste no aprofundamento do aprendizado da graduação buscando a ampliação de conhecimento de um tema específico de interesse do acadêmico.

Os objetivos específicos do mestrado são:

  1. Formar e qualificar profissionais e pesquisadores comprometidos com o avanço do conhecimento na área;
  2. Compreender e solucionar problemas de Engenharia Têxtil, utilizando conhecimentos científicos, com propostas de soluções originais, adequadas, eficientes e sustentáveis;
  3. Capacitar profissionais em nível de mestrado para atuar em campos básicos e avançados do desenvolvimento de processos e produtos têxteis;
  4. Qualificar profissionais no âmbito da Engenharia Têxtil pelo desenvolvimento da capacidade de investigações qualificadas com atenção à inovação tecnológica;
  5. Promover a integração entre graduação e pós-graduação por meio de atividades de pesquisa;
  6. Desenvolver a capacidade de formular questões, objetivos e hipóteses de pesquisa relativos a linha definida; descrever, analisar e interpretar dados relativos à sua investigação; argumentar e discutir os resultados obtidos de sua pesquisa;
  7. Posicionar o parque tecnológico brasileiro como um setor inovador na área da Engenharia Têxtil.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil em que o mestrado está inserido tem por objetivo ser um polo de geração e difusão de conhecimentos especializados e uma referência nacional na formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa e a docência na área com atuação em todas as regiões do país. Pretende-se formar um núcleo científico específico em Engenharia Têxtil no sul do país, concentrando os conhecimentos e fortalecendo a área com a impulsão da produção científica. Busca-se viabilizar a produção de conhecimento qualificado e inovador aplicado à área de Engenharia Têxtil e voltado para a engenharia de processos e produtos têxteis, têxteis técnicos, inteligentes e funcionais bem como para a sustentabilidade do setor têxtil.

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil terá um perfil de senso crítico, rigor acadêmico, capacidade técnico-científica, preocupação ética, pró-atividade e comprometimento. Com as capacidades desenvolvidas durante o curso o egresso será conduzido para o amadurecimento intelectual e ético com o desenvolvimento da aptidão necessária para o trabalho científico consciente e responsável nas linhas de pesquisa de abrangência do programa.

O egresso será capaz de aplicar novos conhecimentos teóricos e práticos de Engenharia Têxtil, com visão crítica da área em que atua e desenvolve pesquisas, e de como essa se relaciona com outras áreas do conhecimento. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil permitirá o surgimento de um novo profissional com perfil distinto dos existentes, apoiado em formações básica e tecnológica, sólidas e integradoras.